Com gol no último minuto de David Luiz, time inglês abre boa vantagem e deixa vaga para a final da Europa League encaminhada.
Em partida decidida no último lance, o Chesea venceu o Basel fora de casa pelo placar de 2 a 1. Após sair na frente na primeira tapa e levar o empate em pênalti mal marcado, o time de Rafa Benítez foi salvo pelo brasileiro David Luiz em cobrança de falta.
Para conquistar a vaga no final, resta ao Basel vencer o time londrino por dois gols de diferença em pleno Stamford Bridge. Caso se repita o placar de 2 a 1, a vaga na decisão será decidida na prorrogação.
O Chelsea veio a campo com uma equipe bastante modificada em relação as últimas partidas. David Luiz voltou a ser utilizado como volante e depois de muitos jogos John Terry retomou a titularidade. Moses recebeu nova chance no time titular ao lado de Hazard e Ramires. Com isso, Mata e Oscar, destaques dos Blues na temporada ficaram no banco de reservas. Demba Ba era desfalque pois já jogou a Europa League pelo Newcastle. No Basel, o destaque ficou para a volta de Dragovic na defesa e Salah no comando de ataque, depois de serem poupados na última partida.
Chelsea joga simples e abre vantagem no primeiro tempo
O jogo começou com as duas equipes abusando das jogadas aéreas. O time da casa atacava mais, mas o time inglês incomodava quando chegava a frente. A primeira chance mais clara foi do Chelsea. Aos 12 minutos, Hazard deu bom passe para Azpilicueta, que cruzou para Lampard chutar e quase abrir o placar. No lance seguinte, em cobrança de escanteio do próprio Lampard, Moses subiu e cabeceou pro gol fazendo o primeiro.
O Basel precisava reagir e logo aos 16 minutos deu sinais de reação. Schär exigiu grande intervenção de Cech em boa cobrança de falta. Um minuto depois, Stocker fez boa jogada pela esquerda e encontrou Salah na área. Na hora de marcar, o chute do meia parou nos defensores do Chelsea. O time inglês explorava muito as jogadas pelo lado direito com o belga Hazard, mas sempre parava na defesa do Basel que estava muito bem postada. Já pelo time suiço Stocker era quem mais incomodava, com jogadas em velocidade nas costas de Ashley Cole.
O Chelsea só voltou a chegar com perigo depois dos 30 minutos. Os Blues controlaram o ímpeto do Basel e começaram a cadenciar a partida. Aos 35, Ivanovic deixou Ramires em boas condições para ampliar o marcador mas o brasileiro desperdiçou. Ainda deu tempo de no final da primeira etapa, Moses dar ótimo passe para Hazard e o meia perder mais uma boa chance chutando pra fora.
Final eletrizante e vitória do time inglês
O segundo tempo mal começou e o Basel quase conseguiu o empate. Stocker fez boa jogada se livrando dos marcadores e chutou no canto direito de Cech, acertando a trave. Não demorou muito para o Chelsea dar a resposta. Hazard fez bela jogada individual e deixou Torres de frente para o gol, mas o atacante espanhol mandou na trave. O Basel tentava novamente começar a pressionar o Chelsea, mas não era tão eficiente. Streller teve boa chance em escanteio após Cech sair mal do gol.
O time da casa chegava cada vez com mais perigo. Aos 22 minutos foi a vez de Frei arriscar de fora da área e levar perigo. Após a entrada de Juan Mata, o Chelsea passou a controlar mais a posse de bola no campo de ataque, mas em contrapartida dava espaço para o Basel contratacar. Aos 35 minutos os visitantes voltaram a assustar em levantamento de Mata para Ivanovic que perdeu a chance do segundo.
No final do jogo o Basel impôs uma pressão absurda em busca do empate. Vários escanteios a favor do time suiço mas nenhum aproveitado. Em um dos muitos levantamentos na área, Azpilicueta disputou lance com Stocker e árbitro marcou pênalti. Na cobrança, Schär não de chances a Cech e empatou o jogo. Parecia que o resultado final seria esse, mas os minutos finais ainda proporcionaram muita emoção. Terry quase marcou depois de jogada de Ivanovic, mas Sommer salvou o Basel. Porém no último lance da partida, David Luiz cobrou falta e com falha do goleiro, o Chelsea desempatou o jogo saindo com uma excelente vitória.
FC BASEL: SOMMER, JOO HO, DEGEN, DRAGOVIC, SCHÄR; DIE (DIAZ, MIN. 60), STOCKER, FREI, SALAH ( DEGELLER.
FC BASEL: SOMMER, JOO HO, DEGEN, DRAGOVIC, SCHÄR; DIE (DIAZ, MIN. 60), STOCKER, FREI, SALAH ( DEGELLER.
CHELSEA : CECH, AZPILICUETA, IVANOVIC, JOHN TERRY, COLE; DAVID LUIZ, LAMPARD (OSCAR, MIN. 78); RAMIRES, HAZARD (MATA, MIN. 70), MOSES; TORRES.
PLACAR: 0-1, MIN. 12, MOSES. 1-1, MIN 87, SCHÄR. 1-2, MIN. 93, DAVID LUIZ.
PLACAR: 0-1, MIN. 12, MOSES. 1-1, MIN 87, SCHÄR. 1-2, MIN. 93, DAVID LUIZ.
ÁRBITRO: PAVEL KRÁLOVEC (CZE)
INCIDENCIAS: JOGO DE IDA DA SEMIFINAL DA EUROPA LEAGUE, REALIZADO NO ESTÁDIO ST. JAKOB-PARK, NA SUÍÇA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário