De forma heroica, Blues levam a melhor sobre os portugueses e sagram-se campeões da Europa League pela primeira vez
Jogadores do Chelsea comemoram o título da Europa League. |
Na tarde desta quarta-feira (15) Chelsea e Benfica entraram em campo na Amsterdã Arena pela decisão da Europa League e o time inglês conseguiu a vitória de forma extraordinária. Fernando Torres abriu o placar e com gol no último minuto de Ivanovic, os Blues garantiram pela primeira vez em sua história o titulo da segunda competição mais importante da Europa.
Com a conquista, o Chelsea se torna o primeiro time inglês da história a conquistar as duas competições europeias - faturou a Champions League na temporada passada. Além disso, se torna a primeira equipe a ganhar os dois campeonatos de forma consecutiva nesta ordem.
Benfica desperdiça chances de gol na primeira etapa
O Benfica começou o jogo bem melhor e dominava o jogo. Aos dois minutos levou perigo com Cardozo em jogada aérea. A posse de bola do time português era bastante superior a dos ingleses e o domínio era notório. Benfica chegou a levar perigo duas vezes em confusões na área, mas não conseguiu finalizar com precisão. O Chelsea foi equilibrando o jogo aos poucos, com o brasileiro David Luiz novamente atuando como volante.
O tempo ia passando e o Chelsea sentia muito a falta de Hazard, principal saída em velocidade da equipe para contra ataques. Ramires mais se preocupava em defender , e com isso, sobrava para Mata a responsabilidade de armar as jogadas. Oscar estava sumido na partida. Quando o Benfica chegava, pecava por sempre tentar o passe ao invés de uma finalização.
A principal chegada dos Blues na primeira etapa veio aos 37 minutos com o maior artilheiro da história do clube. Lampard arriscou de fora da área e Artur teve que fazer grande defesa. Nos minutos finais da primeira etapa o Benfica diminuiu o ritmo, dando mais espaço ao Chelsea, mas o time de Rafa Benítez esbarrava na defesa portuguesa. E o primeiro tempo terminou empatado.
Na segunda etapa o Chelsea equilibra o jogo e consegue a vitória
Fernando Torres comemora o primeiro gol da partida. |
O segundo tempo começou na mesma toada do fim do primeiro. Benfica com mais presença no campo de ataque, mas sem criatividade para chegar com perigo. Gaitán e Salvio eram os jogadores que mais tentavam algo diferente. Aos cinco minutos, após cruzamento da direita, Cardozo cabeceou para o gol mas o árbitro assinalou impedimento. Aos 58 minutos, o Benfica tentou chegar em velocidade, e Salvio cabeceou para defesa de Cech. No contra ataque, o próprio goleiro lança Fernando Torres com as mãos, o espanhol ganhou do zagueiro e também de Artur e não teve dificuldades para mandar pro gol abrindo o marcador da grande final. 1 a 0 para o Chelsea, um belíssimo gol do espanhol, que com muita tranquilidade fez o gol.
Poucos minutos após o gol sofrido, Jorge Jesús fez duas alterações na equipe. A partida era tranquila para o Chelsea, mas uma bobeira de Azpilicueta que colocou a mão na bola dentro da área. Penalti que Cardozo cobrou com força para igualar o marcador, embora tenha comemorado timidamente por sentir câimbras na perna esquerda; 1-1. Após um período de bastante equilíbrio, só aos 36 minutos o Benfica chegou novamente com perigo. Cardozo arriscou de fora da área, obrigando Cech a fazer um grande defesa que salvou o time londrino. A resposta do Chelsea veio aos 42, após lançamento de David Luiz para Mata, que ajeitou para Lampard acertar uma bomba no travessão.
Quando a prorrogação se aproximava e já era quase certa, os Blues chegaram ao gol do título de forma heróica: aos 93, Mata cobrou escanteio da esquerda, e Ivanovic subiu sozinho para escorar para o fundo das redes, tirando totalmente do alcance de Arthur. Ai foi só esperar o apito final de Björn Kuipers. Merecida ou não, a festa foi dos ingleses.
Torres segura a taça da Europa League. |
Outro destaque importante é que Fernando Torres, talvez o melhor jogador dos ingleses no torneio e com seis gol na competição se tornou junto com Juan Mata os primeiros jogadores da história a conquistar Eurocopa, Copa do Mundo, Champions League e agora a Europa League.
Ficha técnica:
Benfica: Artur, André Almeida, Luisão, Garay (Jardel) e Melgarejo (Ola John); Matic e Pérez; Salvio, Gaitán e Rodrigo (Lima); Cardozo.
Técnico: Jorge Jesus.
Chelsea: Cech, Azpilicueta, Ivanovic, Cahill e Ashley Cole; David Luiz e Lampard; Ramires, Mata e Oscar; Torres.
Técnico: Rafa Benítez.
Gols: Fernando Torres (59'), Cardozo (68'), Ivanovic (93').
Cartões amarelos: Oscar (Chelsea), Garay e Luisão (Benfica).
Estádio: Amsterdã Arena.
Árbitro: Björn Kuipers (HOL).
Data: 15/05/2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário